This collection of essays emerged from the collaborative efforts of three Brazilian research networks studying English-language literature, culminating in the symposium "
O Período Vitoriano: rastros literários" held at the I CIELLE (International Congress of Foreign Language and Literature Studies) in 2019 at the Universidade Federal do Rio Grande.
O Período Vitoriano:
Rastros literários e desdobramentosEdited by Sandra Sirangelo Maggio and Valter Henrique de Castro Fritsch
Editora ZOUK
ISBN: 978-65-5778-130-2
2024
A obra O Período Vitoriano: rastros literários e desdobramentos, organizada pelos pesquisadores Sandra Sirangelo Maggio e Valter Henrique Fritsch, mergulha profundamente na intrincada teia da literatura vitoriana, revelando suas nuances e complexidades em meio ao contexto social, político e cultural do século XIX britânico.
Essa coletânea oferece uma abordagem meticulosa das obras e temas que caracterizaram a literatura da época, apresentando renomados autores como Charles Dickens, Charlotte Brontë e Mary Shelley. Com vinte e quatro capítulos elaborados com rigor acadêmico por pesquisadores de destaque, a obra ressalta o papel da literatura como um espelho fiel das tensões e contradições da sociedade vitoriana.
Cada capítulo constitui uma janela para um aspecto distinto da literatura vitoriana, investigando desde as questões filosóficas e morais até as nuances do romance e do gótico. Os autores exploram adaptações, ficção derivativa e temas que ressoam na literatura contemporânea, cinema e outras formas de expressão artística.
Fruto de uma colaboração entre o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS e a Editora Zouk, este trabalho transcende o escopo meramente acadêmico, constituindo-se como um convite à reflexão intelectual pelos corredores da literatura vitoriana, onde o passado dialoga de forma cativante e elucidativa com o presente.
This is the list of the Brontë-related essays in the collection:
A reinvenção de Jane Eyre no graphic novel Jane, de Aline Brosh McKenna by Débora Almeida de Oliveira
Marionette: o entrelugar da mulher crioula em Wide Sargasso Sea by Deborah Mondadori Simionato and Marcela Zaccaro Chisté.
The influence of water and air in Wuthering Heights and Jane Eyre by Caroline Moura
A coloniser’s trauma and possible dialogues in Villette by Alan Noronha
0 comments:
Post a Comment