Podcasts

  • With... Adam Sargant - It's our last episode of series 1!!! Expect ghost, ghouls and lots of laughs as we round off the series with Adam Sargant, AKA Haunted Haworth. We'll be...
    18 hours ago

Friday, June 05, 2020

Friday, June 05, 2020 12:30 am by M. in    No comments
Two recent examples of Brazilian scholar Brontë-related research:
A Dubiedade da Protagonista em Jane Eyre, de Charlotte Brontë
Elis Regina Fernandes Alves
Universidade Federal do Amazonas
Revista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem Estar- RECH
v. 6 n. 1, jan-jun (2020

Este artigo aborda a evolução da mulher na sociedade, desde o começo do movimento feminista até os dias atuais, com foco no feminismo literário. A análise está voltada para a obra Jane Eyre, de Charlotte Brontë, com enfoque na protagonista Jane Eyre, com o objetivo de analisar o retrato da personagem como objeto e/ou sujeito dentro do contexto patriarcal da primeira metade do século XIX na Inglaterra, mostrando sobretudo a auto-afirmação dessa mulher. Utilizam-se teorias em autores como Beauvoir (1980), Alves e Pitanguy (1985), Michel (1982), Woolf (2000), Zolin (2003), Bonnici (2007), entre outros. Conclui-se que a personagem Jane Eyre se coloca na condição de uma mulher ora objeto ora sujeito, oscilando entre duas fases do feminismo, mostrando-se tanto submissa como independente.
A Fortuna Crítica Inicial de Wuthering Heights
Marcela Zaccaro Chisté ( BIC FAPERGS UFRGS)
Orientadora: Sandra Sirangelo Maggio (UFRGS)
2019

A presente pesquisa – que integra o projeto Sociedade, História e Memória nas Literaturas de Língua Inglesa – analisa a forma como o romance Wuthering Heights, da escritora inglesa Emily Brontë, vem sendo recebido por diferentes tipos de leitores ao longo dos seus 172 anos de fortuna crítica. O recorte trazido para o Salão 2019 verifica a forma como os leitores e os críticos reagiram à primeira publicação da obra, em 1847. A narrativa acompanha a história da família Earnshaw ao longo de duas gerações, com foco no relacionamento demasiadamente próximo entre Catherine Earnshaw, filha do patriarca da família, e Heathcliff, adotado pela mesma família quando criança. Se, por um lado, a primeira edição se esgotou quase de imediato, por outro lado a reação dos críticos foi desoladora. Relacionamentos conflituosos, personagens destoantes, deturpação do ambiente familiar, narrativa não-linear, sentimentos fora do controle, tudo ia na contramão do que se esperava de uma obra de bom tom e de bom gosto, em uma sociedade organizada, progressista e funcional. Ao término da investigação, através da análise de um grupo de resenhas feitas à época da publicação, espero identificar (a) os motivos das divergência entre o que a obra contém e os parâmetros críticos pelos quais ela estava sendo avaliada; e (b) o mistério de por que – se o livro era assim tão ruim – ele estava sendo consumido de maneira tão desenfreada. 

0 comments:

Post a Comment