Saturday, May 10, 2014

Saturday, May 10, 2014 12:36 am by M. in ,    No comments
A couple of plays where the Brontës are present:

1. In Brazil:
Ciranda de Pérolas
by Loretta Martins and Gabriela Abreu
Direction: Renata Soares

A inocência da cantiga “Nesta rua” pode até induzir o espectador a acreditar que está prestes a assistir mais uma montagem infanto-juvenil. No entanto, a canção popular apenas pontua a carga dramática do espetáculo Ciranda de Pérolas, que aborda o dilema vivido por cinco irmãs que, ao entrarem na puberdade, precisam lidar com a opressão dentro do próprio lar. Integrantes do grupo, as atrizes Loretta Martins e Gabriela Abreu assinam o roteiro, que surgiu a partir de uma reflexão sobre os conflitos existentes na sociedade atual, como a violência contra a mulher. Sempre tentando se aproximar o máximo possível da realidade e para dar mais riqueza ao texto, elas iniciaram um processo de pesquisa e levantamento de dados sobre o tema. A trilha sonora é original e foi escrita paralelamente à construção do espetáculo. O texto foi inspirado no trabalho do dramaturgo espanhol Federico García Lorca, em especial nas obras Bodas de Sangue e A Casa de Bernarda Alba, peças que, como Ciranda de Pérolas, tratam de temas como a dominação familiar e o despertar da sexualidade. Construção das cinco personagens – A personalidade de cada irmã foi construída com base em escritoras notórias: Clarice é baseada em Clarice Lispector; Cecília, em Cecília Meireles; Isabel, na escritora chilena Isabel Allende; Emília e Ana, nas escritoras inglesas Emilly Brontë e Jane Austen, respectivamente. Autoras que, com sua singularidade, representam com sutileza e maestria o universo feminino, descrevendo detalhadamente os sentimentos de suas personagens.

12, 13 April, Espaço Pé Direito (Vila Telebrasília – Rua 01, Casa 23)
26, 27 April, Teatro Paulo Autran (Taguatinga Norte – CNB 12, AE 2/3)
10, 11 May,  Centro Cultural de Brasília (601 Norte).
2. In Massachusetts:
Gothic Romance Tales by Candlelight
by Rita Parisi, Waterfall Productions

Gothic Romance is a literary style that was popular in the late 18th  through the 19th century. They were mysteries often involving the supernatural and usually set against dark backgrounds of medieval ruins and haunted castles. The heroines are spirited young women who go to live in large gloomy mansions populated by peculiar servants and precocious children and presided over by darkly handsome men with mysterious pasts.
Rita Parisi will present in her theatrical storytelling style three Gothic Romance Tales featuring the American South, New England, and England from Kate Chopin, Emily Brontë and Louisa May Alcott.

Saturday May 10 @ 11:30 AM
Fellowship Hall, RTE 113 Dunstable Center, MA
April 6, 2014
Abbot Library, Marblehead, MA

0 comments:

Post a Comment